segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Vida do Cristão Transformada.

O Salmo de número 84, no versículo 6, traz-nos um grande ensinamento espiritual, pois menciona que, será chamado de bem aventurado (versículo 5),aquele cuja a sua força está no Senhor e cujos os caminhos estão aplanados por Ele, tanto que: “ passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques”. O termo hebraico baca, descrito neste versículo, tem o significado de “árido, infecundo, improdutivo, ingrato”. Este texto é utilizado para demonstrar um paralelo espiritual com o Vale de Beraca, mencionado em II Crônicas capítulo 20, versículo 26, cuja a palavra hebraica beraca significa “bênção” ou “louvor”.


Assim, nós podemos entender que o Senhor tem duas formas para que nós possamos viver a nossa vida espiritual, podemos viver Baca ou Beraca, ou seja, na aridez ou na bênção.

Alguns crentes acabam vivendo no Vale de Baca quando, ao contrário do salmista, não vê privilégio em habitar nos átrios da Casa do Senhor. Com isto, a sua vida espiritual é marcada pela aridez porque não louva a Deus, não o adora verdadeiramente, apenas busca um Deus de favores, respondedor de orações e operador de milagres. A decadência é a marca da vida espiritual deste crente. E com isto, acaba tendo especial apreço por tendas de perversidade ou tendas dos ímpios (Salmo 84:10).

Podemos definir estas “tendas” como todos os lugares onde Deus não é invocado, nem louvado, nem anunciado, bem como, nos locais onde se pratica por palavras ou por obras, coisas que desagradam nosso Deus Santo.

Os Crentes que vivem no Vale de Baca são infelizes, frustrados, angustiados, improdutivos, revoltados e amarguras e derrotas são freqüentes em suas vidas, porque se desviam da verdadeira finalidade de se servir a Deus e buscam ser servido por Ele.

No entanto, o crente vive no Vale de Beraca quando se apropria da vida em abundância que Jesus conquistou para nós. Possui duas características essenciais e extremamente salutares a uma vida de benção, que são: submissão aos mandamentos de Deus e adoração verdadeira.

A obediência e a adoração transformam a vida do crente, de Baca para Beraca. É o que nos ensina o Salmo 84, versículo 6: “O qual, passando pelo Vale de Baca, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva”.

Estas duas principais características estão bem demonstradas, quando vemos a narrativa da batalha e que o Reis Jeosafá e os Judeus, mantiveram em face dos amonitas, moabitas e os habitantes do monte Seir.

A vitória operada por Deus nesta narrativa, se mostra extremamente maravilhosa, posto que, não se fez necessário que nenhum judeu tivesse de lutar (II Crônicas 20).

Podemos notar ali que, após os Judeus ficarem por três dias recolhendo os despojos, o rei de Judá e seu povo se reuniram no vale “Baca” para celebrar a Deus. Daí o nome daquele lugar ter sido mudado para Vale da Bênção ou Vale do Louvor.

Assim, meu amados, todos nós podemos viver a mudança de nossas Vidas de “Baca” para “Beraca”. Só depende de nós. Basta apenas que nos submetamos ao Senhorio de Deus e consagremos a adorá-lo de verdade.

E certamente, na primeira chuva de bênçãos que o Senhor derramar, imediatamente, ele ira transformar a sua vida em um verdadeiro manancial de bênçãos.
 
Pb. Daniel Tavares.
Pastor da AD Nova Franca.